terça-feira, 12 de maio de 2015

As contribuições do Cristianismo para a Civilização Ocidental - 13 Vídeos


No atual estágio em que nós nos encontramos, é preciso tomarmos coragem e defendermos os valores que sustentam a Civilização Ocidental e a Civilização Brasileira. Isso inclui defender os aspectos positivos que o cristianismo oferece. Civilização é um conjunto: se um pilar ruir, desaba tudo. 
É importante ressaltar que não é preciso ser cristão, ou se tornar um deles, para defender as contribuições positivas do Cristianismo, bem como colocar sob uma ótica histórica correta o que for criticável.
Do mesmo modo não é preciso ser ateu, ou se tornar um deles, para defender as contribuições positivas do Humanismo, bem como colocar sob uma ótica histórica correta o que for criticável. 
As duas posições são mutuamente dependentes e complementares.  
A alternativa é péssima (veja o que acontece na Europa). Se o cristianismo ruir como uma das bases da civilização, ele será substituído por algo muito ruim, o islão, e a Sharia é o único pilar da civilização islâmica.
Abaixo, eu apresento 13 aulas do Professor Woods, sobre as contribuições à civilização ocidental oriundas da igreja católica. Eu achei as aulas excelentes. Espero que vocês as apreciem. 
É claro que existem outras contribuições cristãs para a civilização além da católica, como as da ortodoxia do Oriente, e, mais tarde, as oriundas do protestantismo. Porém, a série de vídeos mostrada abaixo enfoca nas contribuições do catolicismo. Eu pretendo enfocar as contribuições da ortodoxia e do protestantismo em outras oportunidades. 
E, para terminar, é importante reconhecer que durante vários séculos, desde o colapso do Império Romano do Ocidente até o século XV,  foi o cristianismo católico que permeou a civilização ocidental, e tudo o que veio após, seja o protestantismo, seja o humanismo, e todas as expressões que se desenvolveram a partir da busca da razão e do conhecimento. Caso contrário, hoje seriamos bárbaros vikings, ou, talvez, algo ainda pior. 
E só mais uma coisinha, para deixar o registro completo. A Idade Média não foi uma "idade das trevas." O trabalho de historiadores modernos já desmascarou este equívoco histórico. E isso é um assunto que eu também pretendo enfocar em breve. 

Se perguntarmos a um estudante universitário o que ele sabe sobre a contribuição da Igreja Católica para a sociedade, a sua resposta talvez se resuma palavras tais como "opressão" ou "obscurantismo". No entanto, a palavra correta seria "civilização".

Em uma série de aulas, Thomas Woods, Doutor em História pela Universidade de Columbia, EUA, mostra como a Civilização Ocidental nasceu e se desenvolveu apoiada nos valores e ensinamentos da Igreja Católica. Ele explica, dentre muitas outras coisas:
  • Por que a ciência e filosofia modernas, baseadas na razão, só puderam nascer a partir do solo fértil da mentalidade católica.
  • Como a Igreja criou uma instituição que mudou o mundo: a Universidade.
  • Como ela nos deu arquitetura e artes plásticas de beleza incomparável.
  • Como os filósofos escolásticos desenvolveram os conceitos básicos da economia moderna, que trouxeram para o Ocidente uma riqueza sem precedentes.
  • Como o nosso Direito, e a garantia da liberdade e da justiça, nasceram em ampla medida do Direito Canônico.
  • Como a Igreja criou praticamente todas as instituições de assistência que conhecemos, dos hospitais à previdência, a partir do seu trabalho de caridade.
  • Como a Igreja consolidou a humanização da vida, ao insistir, durante séculos, nos direitos universais do ser humano - tanto dos cristão como dos pagãos - e na sacralidade de cada pessoa.
  • Porque aquilo que você sabe sobre Galileo está provavelmente errado. 

Os vídeos com as aulas são apresentadas em sequência abaixo. O Professor Woods também escreveu um livro sobre o assunto, intitulado Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental.



Igreja Católica, construtora da Civilização

Aula 1: Introdução


Aula 2: A Igreja Católica e a Ciência



Aula 3: Os padres como pioneiros da Ciência


Aula 4: O Caso Galileo


Aula 5: O Sistema Universitário


Aula 6: Deus Existe?


Aula 7: Os monges e a sua contribuição para a Civilização Ocidental


Aula 8: O impacto da caridade católica na Civilização Ocidental


Aula 9: O impacto da moralidade cristã na Civilização Ocidental


Aula 10: Direito e Direitos Individuais


Aula 11: Origens do Direito Internacional


Aula 12: Atrocidades Anti-Católicas


Aula 13: Palavras Finais






Nenhum comentário: