quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O Tormento do Túmulo (al-barzakh)



O islão possui uma crença interessante que é conhecida como o tormento do túmulo ou a punição do túmulo, referida como al-barzakh. Isso é considerado como uma etapa entre a morte e a ressurreição. O sofrimento associado ao tormento do túmulo varia de acordo com os pecados cometidos pela pessoa neste mundo, se ele era um káfir (não muçulmano) ou um muçulmano desobediente. Apesar de ser dito que este tormento é "um pedaço do fogo para o káfir e para o hipócrita (falsos muçulmanos), mas um jardim para o crente", os muçulmanos devotos têm um medo muito grande desta punição.

O tormento do Túmulo é uma crença que leva os muçulmanos à loucura. Não existe certeza de salvação com Alá, exceto se o homem morrer durante uma jihad (matando os outros) ou se a mulher tiver feito o seu marido feliz (se submeter ao marido).

O tormento do túmulo acontece independente da pessoa ter sido enterrada ou não, seja comido por algum animal, queimado, etc. Após ser enterrado, dois anjos aparecem para saber se o defunto é muçulmano de verdade. A partir daí, começa a tortura.

Alguns atos de desobediência que causam o tormento do túmulo para os muçulmanos são:
  1. falta de higiene ao urinar
  2. difamação para provocar a intriga (fofoca)
  3. a mentira (exceto a taqiyya)
  4. dormir sem realizar as orações obrigatórias
  5. não ter memorizado o Alcorão
  6. fornicação e adultério
  7. homossexualidade
  8. cobrar juros 
  9. não pagar suas dividas
  10. quebrar o jejum no Ramadã sem justificativa
O tormento do túmulo é embasado nas Tradições de Maomé (Sunna). Maomé teria dito que, após o falecido ser colocado no túmulo, ele pode ouvir os passos de sua família (como eles andam para longe da sepultura). Exitem também depoimentos atribuídos a Aisha (a esposa-criança de Maomé) que teria ouvido Maomé dizer: "Que Deus proteja-o do tormento da sepultura!" E Aisha teria dito: "Nunca vi o Mensageiro de Alá (que a paz e as bênçãos de Alá estejam sobre ele) orar qualquer oração após aquilo, mas ele buscou refúgio em Alá contra o tormento do túmulo."

O Alcorão 40:46  se refere ao sofrimento do Faraó teria após morrer. O Exegeta ibn Kathir, bem como ibn Masood, diz que isso justifica a existência do tormento do túmulo. [1] [2] [3]

As punições previstas são as mais diversas e sórdidas, por exemplo [4]:
  1. ser atingido com um martelo de ferro
  2. algumas punições do inferno são preparadas para ele (ser vestido com fogo, o túmulo se torna estreito)
  3. ser engolido pela terra
  4. ter a borda da boca sendo rasgada na parte de trás da cabeça
  5. ter cabeça  esmagada com uma pedra, ser queimado em um forno
  6. nadar em um rio de sangue enquanto estiver a ser apedrejado
  7. ter seus itens que foram roubados durante pilhagem de guerra incendiados (como diz o ditado, ladrão que rouba ladrão ...)
  8. punição espiritual ou punição mental (ele é dado a notícia de punição na vida futura)


Relação da urina humana com o "tormento do túmulo" 

Bem, em primeiro lugar, o tormento do túmulo é uma superstição islâmica de que, ao morrer, o muçulmano vai ficar preso no seu túmulo sofrendo por algum motivo. Um deles é se molhar ao urinar. A Tradição de Maomé narra que, ao passar perto de um túmulo, Maomé disse que o defunto estava sofrendo do tormento por não ter se lavado da sua urina. [5]

Segundo  referência, o próprio Maomé teria dito: "O tormento do túmulo mais forte é devido a não se evitar a urina", ou seja "por não se manter longe de urina e deixá-la tocar o próprio corpo ou as roupas.  Uma das razões para esse tormento pode ser não limpar a si mesmo a partir da urina acarreta em uma impureza ritual e, no estado de impureza, a oração da pessoa não é válida, o que provoca a anulação das orações, o que também é outro grande pecado. Alá sabe melhor." [5].

Búúúúú


[1] Proof of the Torment of the Grave, Quran Tafsir Ibn Kathir

[2] Does the torment of the grave continue until the Day of Resurrection?, Islam Question and Answer, Fatwa número 21212.

[3] Is the punishment in the grave continuous?, Islam Question and Answer, Fatwa número 7862

[4] What are the types of azab in the grave and for the people, Islam Question and Answer, Fatwa número 8829

[5] Punishment in the grave because of urine uncleaness, Islamweb, Fatwa No. 83149, August 8, 2001

Hadices: Bukhaari, al-Janaa’iz, 1283; Muslim, al-Kusoof, 903). Muslim, 40.6863 Abu Dawud (2.20.3225) Abu Dawud (3.40.4734) Bukhari (2.23.450, 451)

Informação de um "ponto-de-vista infiél":

Grave Voodoo, Chapter 7, Islam Watch


Nenhum comentário: